Autismo e Educação: Múltiplos Olhares

Data do evento

26-04-2022 às 19:30 horas

De 26 a 28 de Abril
Terça a quinta-feira
 19h30 - Brasil |  23h30 - Portugal

Investimento:
GRATUITO
Emite Certificado de Participação? SIM. Confira as regras.

Sobre o evento
 
Este evento Autismo e Educação – Múltiplos Olhares, que reúne palestrantes do Brasil e de Portugal, é GRATUITO, tem como objetivo promover reflexões essenciais ao exercício profissional do educador, facilitando também as relações e a inclusão a nível parental. O tema “Múltiplos Olhares” foi escolhido por buscarmos neste evento integrar a visão e conhecimentos dos vários atores sociais que participam da educação e do desenvolvimento da aprendizado da pessoa com Autismo. 

Os palestrantes irão conduzir os temas em torno de perguntas simples, cotidianas, mas que fazem toda a diferença para pais, professores, cuidadores e do próprio autista em melhor lidar com o autismo:
  • O que é o autismo? Quais as suas características? 
  • Meu filho é autista. E agora?
  • Por que, como família, também mudamos a forma de sentir?
  • Como receber um aluno autista na escola?
  • Quais dificuldades as famílias de autistas encontram nas escolas?
  • Como as ferramentas de apoio e as tecnologias interferem no processo de aprendizagem e interação?
  • Que resultados advêm da utilização da Arte como o veículo de terapia para os desajustes comportamentais?
PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 26/04 - TERÇA-FEIRA

 19h30 BR | 23:30 PT
Tema: Autismo: características e intervenções baseadas em evidências 
Palestrante: Raquel Branco (Porto/PT)
Duração: 50 min
 
 20h30 BR | 00:30 PT
Tema: Recebi um aluno com autismo, como proceder? 
Palestrante: Thais Bassan (São Paulo/SP)
Duração: 50 min
 
 27/04 - QUARTA-FEIRA

 19h30 BR | 23h30 PT
Tema: A família, o autismo e o sentir
Palestrante: Cícera Feitosa (Cáceres/MT)
Duração: 45 min
  
 20h15 BR | 00h15 PT [Aula gravada]
Tema: Como usar a Arte e a Cor nos Distúrbios de desconexão emocional, pessoal e social em Adultos
Palestrante: Fernanda das Neves (Lisboa/PT)
Duração: 15 min
 
 20h30 BR | 00h30 PT
Tema: Tecnologias digitais a favor da Inclusão de estudante com TEA
Palestrante: Roberta Tafarello (Valinhos/SP)
Duração: 50 min
 
  28/04 - QUINTA-FEIRA 

 19h30 BR | 23h30 PT
Tema: A importância da formação docente para a inclusão de estudantes com TEA
Palestrante: Ana Paula Sousa (São Luís/MA) 
Duração: 50 min
 
 20h30 BR | 00:30 PT
Tema: Mesa Redonda - Abertura da Pós-graduação em Autismo 
Duração: 50 min

ONDE ESTE EVENTO ON-LINE SERÁ TRANSMITIDO?

Canal Oficial: Ambiente de Estudos da Plataforma on-line da Facibe 
Canais Alternativos: Canais do INE e da FACIBE no YouTube 

CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO
 
O Certificado de Participação será concedido somente:
  1. ao participante presente em todos os dias do evento;
  2. exclusivamente ao participante que assistir às palestras pelo Canal oficial - Ambiente de Estudos Facibe;
  3. mediante o preenchimento correto dos dados cadastrais solicitados no momento da inscrição. 
NÃO será concedido certificado ao participante que assistir às palestras nos seguintes canais alternativos de transmissão:
  • YouTube do INE
  • YouTube da Facibe,
  • plataformas parceiras  - INE e L1 Open Classes.

SOBRE AS PALESTRANTES:

RAQUEL BRANCO

MINI BIO -
Raquel Branco, do Porto, licenciada em Antropologia, mestre em Medicina Legal e curso de terapeuta comportamental especializada em PEA (intervenção precoce em crianças com autismo, jovens e adultos) com formação em modelo ABA. Autora de vários artigos sobre autismo, publicados em vários blogs e revistas. É fundadora do projeto Bata Azul Terapia para autismo, onde desenvolve workshops, formação parental e educacional e promove a terapia através do jogo (reduz o stress, tensão e deixa a criança mais entusiasmada nas atividades) auxiliando o desenvolvimento a nível emocional, motor, cognitivo, verbal e social. Começou a trabalhar com crianças com autismo em 2018, a partir de 2020 iniciou o trabalho também com jovens e adultos com PEA. A vontade de ajudar levou-a a criar este projeto cheio de amor e dedicação.
 
THAIS BASSAN

MINI BIO - 
Graduada em Matemática e Pedagogia, pós graduada em Gestão Escolar e Psicopedagogia Clínica e Institucional. Professora na rede municipal de Osasco desde 2004, atuando desde 2015 na gestão escolar, passando pelos cargos de Coordenação Pedagógica, Direção Escolar, Técnico Pedagógico na SME, Supervisão Escolar e atualmente na Gerência de Inovação Pedagógica e Tecnológica.
 
FERNANDA DAS NEVES

MINI BIO -
 Artista Plástica, pintora, ilustradora, designer, ceramista, criadora, autora, escritora, terapeuta de Reiki e de Medicine Energy. Empreendedora, contadora de Histórias certificada em Storytelling. Fundadora e Mentora da Artessência-Academia de Artes e Ciências para a Expansão da Consciência Criativa. MESTRE em Reiki Usui, CERTIFICADA em Cura Espiritual Angélica, em Cura Quântica Estelar, Reiki OmRom, Técnicas de Regressão a Vidas Passadas e vida presente, em Meditação Transcendental, em Aromaterapia, em Artes Visuais e Psicologia Transpessoal. Estuda as vertentes Multidimensionais D4/D5 da Psique Humana, cria mandalas vibratórias com os Anjos da Guarda, cria mandalas vibratórias com a Deusa em cada mulher. Instrutora de Meditação, criadora das Terapias Sistémicas de Desenvolvimento Humano - ACTA-As Artes Como Terapia da Alma - OPCC-O Poder Curador da Cor - AMAR-A Meditação Ativa Regenera - Medita criativa como artista/terapeuta usa as artes como terapia de expansão da consciência, desenvolvimento interior e inclusão emocional e social criando “guias” de apoio aos pais, parentes e educadores Membro do www.inee.org - Rede Interinstitucional para a Educação em Situações de Emergência.
 
CÍCERA FEITOSA

MINI BIO -
Professora na Rede Estadual de Mato Grosso, Escola “Frei Ambrósio”. Mãe do Pedro. Trabalhou na Secretaria Municipal de Educação do município de Cáceres. Atuou como Coordenadora do PROLER - Programa Nacional de Incentivo à Leitura, em Mato Grosso de 1997 ao início de 2000. Atuou como professora de Literatura na UNEMAT – Universidade do estado de Mato Grosso. Ocupou o cargo de Coordenadora por alguns anos na Escola “Frei Ambrósio”. Organizou o grupo de mães da escola que têm filhos que demandam necessidades educacionais especiais. Participou do grupo que elaborou o documento sobre Educação Especial do município de Cáceres. Escritora amadora com um livro escrito, ainda não publicado. Criou o blog www.quemcuidadocuidador.com.br para falar do lugar do cuidador, profissional com tantas responsabilidades e ainda pouco assistido. Faz parte do grupo “Autismo Cáceres”, que atualmente busca melhorias na área da Educação e da Saúde por meio de uma Audiência Pública.
 
ROBERTA TAFARELLO

MINI BIO -
Formada em Pedagogia - Educação Especial pela PUC Campinas, pós-graduada em Docência no Ensino Superior, Gestão Escolar, Matemática para professores do Ensino Fundamental e em Análise do Comportamento Aplicada ao autismo pela UFSCAR. Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede privada, professora de Educação Especial na rede municipal de Vinhedo e professora formadora do Centro de Formação e Mídias de Vinhedo - CEFORMI. Trabalha como pedagoga no Jornal da Criança. Educadora certificada nível 1 e 2 pelo Google, Google Trainer, mentora do GEG e líder GEG de Vinhedo. Certificada pela Thomas Maker como educadora Maker. Faz parte da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa do núcleo Campinas/ Vinhedo/ Indaiatuba e atualmente coordena o núcleo da RMC.
Impulsionadora das Residências em Aprendizagem Criativa do Instituto Anísio Teixeira, na Bahia.

ANA PAULA SOUSA

MINI BIO - Mestre em Cultura e Sociedade com pesquisa em Tecnologias Assistivas, especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional e Pós-graduanda em Educação Inclusiva: Atendimento Educacional Especializado e em Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce: com ênfase no modelo centrado na família. Graduada em Licenciatura em Pedagogia . Fundadora e Consultora Pedagógica da Empresa Loop Educação Especializada e Psicopedagoga do Centro de Reabilitação do Estado.
 
REALIZADORES:
Faculdade Facibe | Instituto INE | L1Open Classes

Para participar, clique no botão INSCRIÇÃO, aqui mesmo nesta página, e receba as informações de acesso por e-mail.
Data do evento

26-04-2022 às 19:30 horas

Seja um parceiro.

Como parceiro da Facibe, você irá atuar profissionalmente em uma das áreas que mais cresce no Brasil, terá a possibilidade de realizar os sonhos de quem pretende fazer um curso Superior  ou de Pós-graduação e Capacitação, com certificações nacionais e internacionais.  
Inscreva-se no link abaixo para concorrer a uma vaga.

saiba mais

sistema desenvolvido por: