Perguntas Frequentes

 
1 . O que é o EAD?

Trata-se de uma sigla para Ensino a Distância que, por sua vez, é um modelo de ensino que não requer a presença de aluno e professor em um mesmo ambiente. Ou seja, as disciplinas ficam disponíveis em uma plataforma de estudos, em vídeos ou apostilas, por exemplo. Os modelos de Ensino a Distância atuais requerem acesso à internet e um dispositivo para acessar a plataforma, que pode ser um computador, tablet ou smartphone.

 

2 . Como funciona o EAD?

  • Acessibilidade - O material das disciplinas está sempre disponível, quando você quiser ou precisar. Você pode rever textos, discussões, explicações e comentários a qualquer momento.
  • Conveniência - Você pode preservar e planejar sua agenda, definindo quais são os melhores horários para estudar, sem que isso interfira no seu trabalho ou no dia a dia. Claro, seguindo o calendário de atividades.
  • Flexibilidade - Se você mora longe dos grandes centros, não pode se ausentar de casa diariamente, viaja constantemente a trabalho, entre outras situações, você sempre pode realizar seus estudos sem precisar se deslocar diariamente. 
  • Diversidade - Você pode aprender ao lado de pessoas de todo o país e até do mundo, conhecendo outros pontos de vista, expandindo sua experiência e ficando mais preparado para alcançar o sucesso em sua carreira. 
  • Interatividade - Você troca ideias e conhecimentos com seus professores, tutores e colegas.

3 . Quem pode fazer cursos EAD?

Todos que desejarem podem realizar os seus cursos a distância. Esta modalidade de curso é uma ótima alternativa para quem tem pouco tempo disponível para se deslocar diariamente até uma sala de aula e busca mais flexibilidade nos estudos. Permite ao estudante administrar o próprio tempo, conciliando os estudos com o trabalho, casa, família e outros projetos, com a possibilidade de estudar, inclusive, aos finais de semana e feriados. O candidato só deve ficar atento aos pré-requisitos do curso em que ele quer ingressar, pois da mesma forma que há cursos livres EaD, que não exigem grau de formação, as graduações e pós-graduações exigem um grau de escolaridade, de acordo com o MEC.

4 . Por que estudar na modalidade EAD?

O Ensino a Distância não é mais uma tendência, é uma realidade consolidada. Desde 2018, a oferta de vagas no ensino Superior EaD é maior que aquelas disponíveis no ensino presencial, segundo dados do Censo do Ensino Superior, publicado em 09/2019. A pandemia de Covid-19, acelerou a busca pelos cursos a distância em 2020, com mais pessoas se interessando por esse tipo de formação, fazendo explodir a demanda. O que essas pessoas estão comprovando é que o ensino a distância não deixa nada a desejar em qualidade quando comparados aos cursos presenciais. O que vai fazer diferença é a escolha de uma instituição de ensino que dê o suporte necessário para o estudante, tenha metodologia de ensino adequada ao seu perfil e que tenha cursos de ensino superior devidamente reconhecidos pelo MEC.

5 . Há alguma lei que regulamenta a educação a distância?

Sim. O Decreto Nº 9.057/2017, publicado na edição do Diário Oficial da União regulamenta a Educação a Distância no país. A legislação brasileira sobre EAD é composta, além da Constituição Federal, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, resoluções, portarias e normas do Ministério da Educação e das Secretarias Estaduais de Educação. 

6 . O que é um polo de apoio presencial?

Polo de Apoio Presencial é o local devidamente credenciado pelo MEC, próprio para o desenvolvimento de atividades administrativas ou pedagógicas, tais como provas, atividades, aulas, encontros, laboratórios, entre outros, relativas aos cursos ofertados a distância.

7 . O diploma é o mesmo do curso presencial?

Sim. Para o MEC e de acordo com a lei, os diplomas de graduação e pós-graduação conquistados na modalidade a distância possuem o mesmo valor do diploma de um curso presencial. Não há nada que diferencie um tipo de curso do outro, ou seja, os alunos recebem certificação com a mesma validade comprobatória da conclusão do seu curso. Isso porque os cursos EAD passam pelo mesmo procedimento de avaliação e reconhecimento do MEC que o presencial. Além disso, o conteúdo, grade, materiais, atividades, entre outros, seguem o mesmo padrão.

8 . Como é a aceitação do curso EAD no mercado?

Os cursos EAD não se diferenciam dos cursos presenciais em relação à formação do profissional. Ao longo do curso, o aluno desenvolve competências altamente reconhecidas no mercado de trabalho, que são exigidas por recrutadores de empresas de qualquer porte. Entre elas, podem ser citadas:
  • Disciplina e otimização do tempo;
  • responsabilidade e autonomia;
  • organização e maturidade;
  • contato com novas tecnologias;
  • comunicação e motivação pessoal;
  • capacidade de trocar ideias e experiências com pessoas que pensam diferente.
O EAD se torna ainda mais interessante por sua flexibilidade de horários e acesso onde quer que o estudante esteja. O que é excelente para quem precisa viajar a trabalho, por exemplo.

9 . Os cursos EAD são mais fáceis que os cursos presenciais?

Não. Os cursos EAD, assim como os presenciais, têm exames, trabalhos, frequência, notas mínimas e repetência, exigindo tempo e dedicação.

10 . Como o curso EAD influencia no meu Networking?

No ensino a distância não existem barreiras físicas e geográficas, assim, o alcance é maior e o contato com pessoas de diferentes áreas se potencializa. Em um fórum, grupos exclusivos de Telegram e WhatsApp, por exemplo, a troca de informações e intercâmbio de experiências podem ajudar a criar redes de relacionamentos pessoais e, principalmente, profissionais.

11 . Os cursos da Facibe são reconhecidos pelo MEC?

A FACIBE - Faculdade Instituto Brasileiro de Ensino, CNPJ: 11.458.581/0001-26, é credenciada no MEC por meio da portaria 432, de 24 de junho de 2021, para a oferta de cursos superiores na modalidade a distância. Para consultar a portaria, acesse aqui.

12 . Os cursos EAD são reconhecidos pelo MEC?

Todos os cursos superiores, presenciais ou a distância, passam por uma rigorosa avaliação e acompanhamento do MEC. Para oferecer um curso na modalidade EAD, seja ele de graduação ou pós-graduação, a instituição precisa cumprir a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, bem como apresentar uma série de documentos para o MEC. Além disso, passam pelas mesmas avaliações (Conceito do Curso, Conceito Preliminar do Curso e Enade) aplicadas aos presenciais.

13 . Como verificar se uma instituição ou um curso são reconhecidos pelo MEC?

É simples! Para realizar uma consulta no MEC, ligue para 0800-616161 ou acesse o site emec.mec.gov.br. Para consultar a FACIBE, clique aqui. Em caso de dúvidas, fale direto com um consultor. Basta entrar em contato através do telefone (31) 2533-0500.

14 . De maneira geral, qual o nível de formação dos professores dos cursos?

Todos os professores são especialitas, mestres e doutores em sua área de atuação. Ou seja, concluíram todos os níveis de estudo, desde o básico até o superior, incluindo as formações Stricto Sensu, que são exigidas para o profissional que deseja seguir na carreira acadêmica.

15 . Para estudar à distância é preciso ter um computador de última geração e entender muito de informática?

Não. A maioria das plataformas de ensino on-line requer computadores com configurações básicas, como programas de leitura de arquivos em PDF e internet para visualização dos conteúdos. Nesse processo, o computador nada mais é do que o meio utilizado para facilitar o ensino, e não o contrário. as aulas ainda podem ser acessadas por tablet e smartphone, caso o estudante prefira. A plataforma é simples, por isso, qualquer pessoa com noções básicas de informática consegue utilizá-la. Vale ressaltar que, durante o curso, umas das habilidades amplamente desenvolvidas pelos alunos são a fluência digital e familiaridade com a tecnologia.

16 . É seguro realizar o pagamento on-line?

Sim, totalmente seguro. Utilizamos a plataforma Orenda Pay, que possui certificação e total segurança para a operação. Não armazenamos dados de cartão de crédito e a transação é criptografada ou seja, não pode ser interceptada.

17 . Como são as aulas e os estudos?

 Os cursos de graduação e pós-graduação contêm materiais em apostilas e videoaulas. O "Ambiente de Estudos"  é o espaço de aprendizagem onde há o material didático, atividades, aulas, canais de contato com o tutor, secretaria acadêmica, fóruns e outras interações. 

18 . Vou receber algum material físico no meu endereço?

 Não. Você não receberá nenhum material impresso. O curso é 100% on-line

19 . Como falarei com professores, tutores e colegas?

Os cursos ofereda Facide têm muitas opções para você escolher como quer falar com seus tutores ou professores. E, o mais importante, eles também entrarão em contato com você. 
  • E-mail - informações importantes serão enviadas ao seu e-mail como dados de acesso e informativos da instituição.
  • Sala de aula virtual - Ambiente onde serão publicados os avisos semanais, destacando os conteúdos das aulas e atividades.
  • Fórum - Você pergunta e tanto seu professor quanto seus tutores respondem sobre temas pertinentes ao conteúdo das disciplinas. 
  • Mensagens Diretas -   você envia a pergunta ao seu professor, obtendo resposta em até três dias úteis. 
  • Protocolo de Atendimento - você opderá formalizar as suas requisições acadêmicas pelo protocolo dentro do Ambiente de Estudo.
  • Telegram / WhatsApp - dispomos de canais no Instagram eTelegram, que são importantes ferramentas de comnicação para você saber as novidades da instituição, tirar dúvidas e emuito mais.

20 . No EAD eu estudo sozinho o tempo todo?

Não. Um dos mitos com relação aos cursos superiores EAD é que o aluno fica isolado o tempo todo. Isso não é verdade. O aluno tem autonomia para organizar seu estudo, escolhendo os horários para assistir a videoaulas, ler textos e realizar atividades on-line, mas também terá  momentos de interação com os colegas, professores e tutores. Isso poderá acontecer em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, pela Internet.

21 . Como os cursos EAD avaliam a frequência dos alunos?

O fato de ser a distância pode dar a falsa impressão de que a frequência dos alunos não é monitorada. Na metodologia EAD, há atividades (exercícios, fóruns, entre outros), que contabilizam a participação, ou seja, a presença, do aluno.

22 . Há um horário específico para acessar as aulas/materiais on-line?

 Não. Nos cursos EAD, o material fica acessível em uma plataforma 24 horas. Assim o aluno pode acessar quando quiser, quantas vezes forem necessárias. Com isso, o próprio aluno pode organizar seus horários de estudo e, com base no calendário acadêmico, as entregas de atividades e trabalhos de cada disciplina.

23 . Se vou estudar em casa, no meu ritmo, porque os cursos tem duração pré-determinada?

Porque a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) determina que os cursos de graduação e pós-graduação a distância sejam projetados com a mesma duração da modalidade presencial.

24 . Há provas/avaliações do ensino à distância?

Sim. Por lei, todos os alunos de cursos da educação básica e superior (ensino médio, técnico, graduação e pós-graduação) têm que se submeter a exames regulares, podendo ser reprovados caso não atinjam a nota mínima estabelecida.

25 . Por que estudar na Facibe?

A Facibe -  Faculdade nstituto Brasileiro de Ensino, administra em Belo Horizonte oferece cursos de graduação e pós-graduação aprovados pelo MEC. Há, ainda, os cursos de capacitação com várias opções de cargas horárias, que são amparados legalmente pela LDB 9394/96, Art.39/40/41, Art.61 e Art.87 Inciso III. A Facibe se destaca principalmente pelo suporte ao aluno que encontra suporte e apoio a todo o momento que precisar. O ensino é a distância, mas sempre estaremos por perto para ajudar você

26 . O que posso esperar da Facibe?

  • Padrão de qualidade, com materiais didáticos de primeira linha, corpo docente e tutorial qualificado, experiente e titulado.
  • Metodologia de ensino desenvolvida especificamente para o EAD, baseada em aprendizagem ativa, com questionamentos e exploração de ideias. 
  • Materiais pedagógicos que geram maior aprendizagem e maior envolvimento, com fácil acesso em notebooks, tablets e smartphones. 
  • Conteúdo complementar, selecionado por professores e tutores, visando ao enriquecimento do conteúdo. Comprometimento com o aluno para que consiga concluir o seu curso com uma excelente formação e através da melhor experiência possível durante o seu período de estudos.

Seja um parceiro.

Como parceiro da Facibe, você irá atuar profissionalmente em uma das áreas que mais cresce no Brasil, terá a possibilidade de realizar os sonhos de quem pretende fazer um curso Superior  ou de Pós-graduação e Capacitação, com certificações nacionais e internacionais.  
Inscreva-se no link abaixo para concorrer a uma vaga.

saiba mais

sistema desenvolvido por: